ITEA is the Eureka Cluster on software innovation
ITEA is the Eureka Cluster on software innovation
15 February 2018 · Source: Poci - Compete2020 · Download PDF

GREEDi: Plataforma inteligente e segura para gestão de recursos energéticos em edifícios de grande dimensão

O desenvolvimento de uma plataforma inteligente e com ciber-segurança para a gestão integrada, eficiente e otimizada de edifícios de grande dimensão (ou Smart and Secure Building Management System) é o principal objectivo do projecto GREEDi.

1. Síntese

O projeto GREEDi tem como principal objetivo o desenvolvimento de uma plataforma inteligente e com ciber-segurança para a gestão integrada, eficiente e otimizada de edifícios de grande dimensão (ou Smart and Secure Building Management System).

Este projeto contribui para a evolução do paradigma das redes elétricas inteligentes na medida em que irá otimizar a utilização de energias renováveis, tirar partido da flexibilidade das cargas e permitir aos edifícios que se tornem um player ativo capaz de reduzir os seus custos com a energia e, inclusivamente, adotar modelos de negócio que permitam obter lucros através de uma gestão real-time dos seus recursos. A solução desenvolvida no âmbito do projecto GREEDi aplica-se também a infraestruturas críticas ao fornecer uma plataforma de supervisão e segurança completa que considera a criticidade de zonas e equipamentos na gestão otimizada.

Estes objetivos só serão alcançáveis através da aquisição de dados e da atuação autónoma sobre os recursos, algo que exige a criação de uma camada de conectividade que tenha em consideração os diversos tipos de equipamento, meios e protocolos de comunicação. Acresce ainda a necessidade de garantir a permanente disponibilidade do sistema e de assegurar a correta troca de informação, sem falhas, sem perda de confidencialidade ou integridade dos dados.  A infraestrutura tecnológica altamente segura e interoperável será baseada no IPBRICK OS e resultará num conjunto de Aplicações e Módulos que serão responsáveis pela interface, aquisição de dados, processamento e análise de dados, modelação e apoio no processo de tomada de decisão. Esta plataforma de gestão irá ser comercializada num conjunto de appliances IPBRICK, que serão soluções prontas a usar, integrando: o hardware, software IPBRICK OS, e as aplicações e módulos desenvolvidos no âmbito deste projeto.

 

2. Sobre o projecto GREEDi  – Plataforma Inteligente e Segura para Gestão de Recursos Energéticos em Edifícios de Grande Dimensão

Em declarações ao COMPETE 2020, Raul Oliveira, CEO da IPBRICK SA comenta que “com este projeto, a IPBRICK SA, promotor líder, pretende disponibilizar uma solução, constituída por um conjunto de características e funcionalidades quer para o presente, quer para o futuro alcançando novos mercados. Assim, será possível alavancar a sua imagem ao nível internacional, potenciando a sua atuação fora de portas, com o objetivo de ser uma referência nos mercados onde já está presente, mas ao mesmo tempo conseguir a entrada em novos mercados. Também será a IPBRICK SA a empresa responsável pela integração dos resultados de I&D nas suas soluções para o mercado.

A complementaridade do consórcio, constituído, para além da IPBRICK SA por uma empresa, a Evoleo Technologies, e duas entidades do Sistema I&I, ISEP/IPP-GECAD e CHSJ garante o atingir de todos os objetivos, com a Evoleo a contribuir com o seu know-how a nível da camada de conectividade e aquisição de dados, o ISEP/IPP-GECAD com a aplicação de técnicas inteligentes à gestão dos recursos do edifício, e o CHSJ, como end-user, contribuindo como edifício com características muito exigentes e complexas, garantindo uma excelente base para definição de requisitos e  arquitetura e disponibilizando as suas instalações para a validação e demonstração final com elevado impacto.

O projecto Greedi constituiu o consórcio Português no projeto internacional Future Unified System for Energy and Information Technology (FUSE-IT), nr. 13023 do ITEA, que envolve 21 parceiros de 4 países (Bélgica, França, Portugal e Turquia). Este projeto liderado pela Airbus Cyber Security, teve uma forte participação do projecto Greedi, com a coordenação técnica da responsabilidade do ISEP/GECAD, que assumiu ainda a liderança de dois workpackages e 4 tarefas, com a Evoleo a liderar um workpackage e a IPBRICK a assegurar liderança de uma tarefa. 

De salientar que o projeto FUSE-IT terminou em Dezembro de 2017, com o review final a decorrer no Porto, no ISEP/GECAD e com uma demonstração dos resultados do projeto no Centro Hospitalar São João. Nesta ocasião alguns dos resultados do Greedi foram já demonstrados, quer a nível do midleware e infraestrutura IPBRICK-OS, quer a nível de serviços inteligentes de gestão de recursos de energia e da flexibilidade das cargas, e ainda de um sistema inteligente de notificações. Foi atribuído ao projeto FUSE-IT o ITEA Innovation Award, que será entregue no ITEA Event 2018 - as part of the EUREKA Innovation Days”.

 

3. Apoio do COMPETE 2020

O projecto GREEDi é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente em co-promoção, envolvendo um investimento elegível de 772 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de 539 mil euros.

Raul Oliveira não tem dúvidas que “o apoio do COMPETE 2020 foi crucial para este projecto e toda a estrutura envolvente”.

 

4. Links úteis

Website do projecto 

Website IPBRICK, S.A.

Website Evoleo

Website ISEP

Website GECAD

Website Centro Hospitalar de São João

Website do projecto FUSE-IT

Website FUSE-IT Final Demonstration and Revue

Website ITEA Event 2018